Produção para Cinema

A espinha dorsal do set

Sinopse:

Curso que visa formar produtores capazes de atuar em qualquer produção cinematográfica, da concepção à interface com a distribuição.

Objetivo:

Formar produtores capazes de atuar em qualquer produção cinematográfica, da concepção à distribuição, compreendendo os diversos caminhos políticos e logísticos que sua governança pode tomar.

Diferenciais:

- Curso ministrado por profissionais atuantes na área;
- Aulas planejadas, com apresentações digitais em todas as aulas e material de apoio exclusivo;
- Auxílio aos alunos no planejamento de carreira, orientação na montagem de suas produtoras e nas realizaçõesde seus projetos;

 

Programa:

Cinema e política: A Divisão do Trabalho no Cinema Arte e Logística I: Processos básicos da Pré-produção e funções + “CASES”;

Arte e Logística II: Processos avançados da Pré-produção, processos da produção + “CASES”;

A espinha dorsal do set: Quebra + Cronograma Over the rainbow: Pós-produção, Como distribuir seu filme, Como se inscrever em festivais ;

Produção Executiva I: Orçamento e Business Plan;

Produção Executiva II: Captação de recursos, Leis de incentivo e Editais estaduais e federais.

Na prática: Tudo que você precisa saber para montar sua produtora.

O que você vai aprender

Módulo I: Pré-Produção
Aula 1
Ver Aula
01. O Que é "Cinema"? / "Devo estudar Cinema?" / Os Elos da Cadeia Produtiva / Técnicas de Cinema / Modelos de Negócio do Cinema
Aula 2
Ver Aula
02. Verticalização do Cinema / Profissão Produtor / Financiamento da Arte
Aula 3
Ver Aula
03. A Indústria Cultural / Influência da Indústria no Cinema / Passagem pro Cinema Digital
Aula 4
Ver Aula
04. Resoluções / Cinema de Guerrilha
Aula 5
Ver Aula
05. Mercados de Cinema / O Produtor
Aula 6
Ver Aula
06. Tipos de Produtores
Aula 7
Ver Aula
07. Organograma de Produção / Desenvolvimento
Aula 8
Ver Aula
08. O Roteiro
Aula 9
Ver Aula
09. A Análise Técnica / Introdução à Orçamento e Captação
Aula 10
Ver Aula
10. Cronograma de Produção
Aula 11
Ver Aula
11. Ordem do Dia / Pré-Produção
Módulo II: Produção
Aula 1
Ver Aula
12. O Set de Filmagem
Aula 2
Ver Aula
13. Relação com o 1º AD / Relação com o Diretor / Efeitos Especiais / Produção da Iluminação / O Gênero no Set
Aula 3
Ver Aula
14. Sindicatos / O Orçamento
Aula 4
Ver Aula
15. Plano de Financiamento / Dinheiro Direto
Aula 5
Ver Aula
16. Leis e Editais I
Aula 6
Ver Aula
17. Leis e Editais II
Módulo III: Pós-Produção
Aula 1
Ver Aula
18. Pós-Produção
Aula 2
Ver Aula
19. Distribuição
Aula 3
Ver Aula
20. Festivais

Com quem você vai aprender

Steven Phil
Produtor e Empresário

Steven Phil é Cientista Social pela Universidade de São Paulo. Trabalhou por mais de 20 anos com Sociologia da Educação e da Cultura. É autor, palestrante e professor desde 1995.

Sua carreira no Cinema começou em 2006, quando produziu o curta “Desemprego”, um filme sobre a situação de trabalhadores desempregados em Cuba. Em seguida, fez a Produção Executiva de seu primeiro trabalho de longa-metragem no documentário, “A caminho de Santiago”, de Henrique Genereze, que retrata a música em Santiago Del Estero, Argentina. De volta ao Brasil trabalhou em produtoras como produtor de conteúdo e branding.

Em 2012, fundou o Instituto de Cinema de São Paulo e a Operahaus Entretenimento. Em 2015, a produtora é contemplada com o edital de desenvolvimento BRDE/FSA Prodav 03/2014 – Núcleos Criativos, criando o Núcleo de Cinema de Impacto. Steven assume então o papel de Coordenador Geral ao lado da Direção Artística de Guilherme Almeida Prado. A proposta do núcleo era a de desenvolver projetos de ficção com foco tanto na narratividade quanto no desenvolvimento dramatúrgico que possuíssem forte engajamento social, lidando com conteúdos que colocassem questões sociais de relevância no cenário brasileiro.

Em 2014 produziu o episódio piloto da série “Donas do Condomíno”, de Jô Santana. Em 2015 foi co-produtor do musical “Cartola”, dirigido por Roberto Lage. Em 2016 escreveu o longa Terceiro Imperador, ao lado de Julio Santi e João Segal e o ficcional “Democracia Corinthiana”, ao lado de Marcelo Andrade. Em 2017 produziu e dirigiu seu primeiro longa ficcional, “Três Reis”, de Eduardo Moreira. Em 2018 escreveu o longa “O Haiti é Aqui” ao lado de Mariana Tesch. Em 2019 assina a série de TV “A Rede”, pela Gullane Entretenimento, ao lado de Caroline Fioratti e Natalia Psierni. 

Nesse tempo, ainda pela Operahaus, Steven produziu e dirigiu inúmeros trabalhos institucionais, curtas, publicitários e clipes, como “Always More” da banda Angra e o curta-metragem “Impenetrável”. Como empreendedor cultural, hoje dirige o Instituto de Cinema, e é CEO da Kino Company, que engloba outros dois empreendimentos na área cultural, a Procapta, empresa de captação e compliance e o Kinodata, especializada em pesquisa de mercado para audiovisual.

© 2019. Instituto de Cinema. Todos os direitos reservados. | Termos de Uso | Política de Privacidade
Powered by Hotscool

Meu Pedido


Carrinho Vazio


Notificações

Marcar todas como lidas